segunda-feira, 17 de agosto de 2009

O dia de trabalho

Por cambalear sozinho na rua engrolando uma velha canção, fizera-se notar entre seus pares. Não era um hábito aquilo que lhe valera a pecha de de bêbado da cidade. A verdade é que quando ficava neste estado ele aquietava e não reconhecia aos outros ou a si mesmo e sequer sentia a menor vontade de fazer o que fizera.
Com a morte de Seu Antônio o posto vagou e isto alvoroçava o pequeno grupo de discretas senhoras responsáveis por zelar pelos bons costumes naquela cidade. Espicaçava-lhes a vontade esse pequeno terremoto capaz de abalar as estruturas de uma sociedade tão solidamente fundada em valores antiquíssimos. Queriam ocupá-lo de preferência com alguém novo, pois o acúmulo de funções era condenável ainda que não impossível dadas as circunstâncias.
À razão as vezes seguia-se um impulso, desde a morte da mulher parara de beber e dera para ter vontades que não eram manias, uma vez satisfeitas não precisavam ser repetidas e mesmo se envergonhava de tê-las realizado. Comera já salame com doce de leite, xingara o motorista do prefeito depois de fechá-lo no trânsito, queimara os livros da falecida - que eram bem mais que os seus- vomitara acintosamente na fonte da praça principal da cidade em frente à igreja matriz.
A extinção do cargo de arruaceiro levou a uma agregação destas funções pela carreira de ébrio, o que terminou por dar notoriedade aum cargo cujo prestígio antes se restringia a certa fama junto à ralé e aos donos de bares. Era premente preenchê-lo sob pena de desregulagem de nossa máquina social por falta de peças. Ficar muito tempo sem que as pessoas exatas cumprissem seu papel exato era muito prejudicial à conservação de nossos bons costumes.
Por "ignorar os parâmetros mínimos de inserção numa comunidade progressista e ordeira"- isso constara da ocorrência - fora escorraçado de cidadezinha e tivera de achar uma outra mais individualista, acolhedora e compreensiva do luto de um viúvo e encontrara esta de agora, seu único problema era este cargo vago. E disso ele não sabia.
Cambalear e engrolar passaram a ser os únicos pré-requisitos para a por todos almejada ascensão social. O desespero das senhoras frente a pessoas tão pacatas, trabalhadoras e avessas aos vícios era tal que passaram a prescindir da investigação prévia em busca de antecedentes de alcoolismo na família. Com a abolição desta exigência genealogia qualquer vira-lata manco que ganisse seria admitido pela comissão. Graças a deus não foi preciso recorrer a estes extremos.
Cedera e este fora o erro que lhe granjearia reconhecimento público. Recém instalado numa casa ampla mas um pouco decadente situada um pouco longe do centro cuja mobília comprara espremendo o último trocado do acerto de contas do emprego na cidadezinha anterior, recostara-se na poltrona com um livro de poesia - Ungaretti - buscando unicamente um pouco de descanso depois do extenuante dia de mudanças.
Sentindo fome veio-lhe à superfície o lampejo que faria a felicidade de nossas senhorinhas.
- Fome, vou comprar uma pizza e refrigerante, andando mesmo para aproveitar e conhecer a cidade, essa música não me sai da cabeça se eu a cantar alto será que eu consigo me livrar dela?, merda, quase caí porque será que alguém deixa isso no meio da rua?, chutei o galho um pouco forte, mas também não o tinha visto essa rua é mal-iluminada, her mind is tiffany twisted she got the mercedes-benz, she got a lot pretty pretty boys that she calls friends.

Nenhum comentário: